Artigos

Orientação Vocacional no Ensino Superior e Competências Transversais| Congresso ABOP | São Paulo, 19-22 setembro 2017

Diana Aguiar Vieira foi palestrante convidada no XIII Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira, ABOP, realizado na Universidade de São Francisco em Campinas - São Paulo, 19-22 Setembro de 2017.

O processo de coaching: A viagem.

Quando viajamos é comum levarmos algumas coisas que regressam a casa do mesmo modo como partiram, isto é, além daquilo que usamos durante a viagem, tendemos a carregar na nossa mala o peso de coisas inúteis. Durante o processo de coaching tomamos consciência daquilo que trazemos “sempre connosco” e vamos selecionando o que mais interessa, isto é, aquilo que é mesmo importante, útil e que nos dá força.

Employability, Transversal and Soft Skills | FINDE.U Virtual International Job Fair| On-line, 17:30 May 30 2016

Based on the opinion of more than 800 employers and other studies conducted over 20 years, Diana Aguiar Vieira will answer the following questions:

    Soft Skills, hard skills and transversal skills: Are they different?

    What are the most valued skills by employers?

    How to develop these skills?

    How highlight them in CV or a job interview?

Sabe ouvir os outros? Avalie a sua competência de escuta ativa

 

 

Saber ouvir é uma competência cada vez mais valorizada mas também cada vez mais rara nos dias que correm.

Já lhe aconteceu alguém perguntar "Tudo bem?" e mesmo respondendo "Nem por isso" a outra pessoa continuar a falar como se tivesse dito que estava "tudo bem"? Pois é, essa situação é frequente para quem não costuma responder o típico "tudo bem". Se nunca lhe aconteceu, faça a experiência e descubra rapidamente quem são os bons ouvintes entre as pessoas com quem se relaciona.

Que competências são valorizadas pelos empregadores?

O estudo “Preparados para trabalhar?” identificou as competências mais valorizadas no mercado de trabalho junto de cerca de 800 empregadores. Em primeiro lugar surge a análise e resolução de problemas que engloba o ser capaz de identificar e priorizar problemas, fazer as perguntas certas para analisar várias faces de um problema e demonstrar apetência para questionar as próprias ideias e as dos outros.