No 4º Congresso Internacional ACINNET: EES – Internacionalização, Empreendedorismo, Empregabilidade e Sustentabilidade, decorrido entre 15-18 de maio 2018, no
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP/CEOS.PP) do Politécnico do Porto, Diana Aguiar Vieira e Olímpio Castilho apresentaram a comunicação intitulada:
Empregabilidade, Internacionalização e Relações Alumni
RESUMO
A relação das instituições de ensino superior com os seus antigos estudantes (“Alumni”) possui uma tradição consolidada em países como, por exemplo, os Estados Unidos da América ou a Inglaterra, mas constitui-se ainda como uma área relativamente recente, ou até inexistente, em muitos países.
A palavra “Alumni”, de origem latina, significa o conjunto dos antigos estudantes de uma dada Instituição de Ensino. E vale a pena mencionar que os termos “Alumnus” e “Alumna” referem-se ao singular masculino e feminino, respetivamente. Ainda, o termo “Alumnae” poderá ser utilizado quando se pretende designar o feminino no plural.
A empregabilidade e a internacionalização constituem-se como dois eixos estratégicos das instituições de ensino superior para os quais a criação e o desenvolvimento de uma rede de antigos estudantes, comprometidos com a instituição na qual obtiveram a sua formação académica, possui um enorme potencial.
Apesar da sua inequívoca relevância, existem ainda muitas instituições de ensino superior cuja gestão de topo desconhece a pertinência desta área de atuação, o que se traduz, frequentemente, por não possuírem serviços ou gabinetes “Alumni”, ou seja, estruturas especializadas e focadas no desenvolvimento da relação entre os antigos estudantes e a instituição de ensino superior.
Esta apresentação tem por objetivo apresentar os modos como as instituições de ensino superior poderão atuar ao nível da empregabilidade e da internacionalização recorrendo aos seus antigos estudantes enquanto parceiros. Esperamos que este trabalho possa contribuir para que mais IES tirem um maior partido dos benefícios oriundos desta área específica do saber: a relação com os Alumni.